Quem sou eu

Bagé, RS
Av, Santa Tecla, 500 FONE: (53) 999971991

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Retiro de catequistas

      No dia 30 de maio, seis catequistas de nossa paróquia reuniram-se na chácara dos salesianos para um dia de retiro, assessorado pela Ir. Meridiane. Em um dia de frio e chuva as catequistas foram convidadas a refletir sobre o tema da Santíssima Trindade. O retiro teve início com a Leitura Orante do texto de Jo 17, 6-26. As reflexões iniciais partiram do próprio sinal da cruz, gesto feito muitas vezes automaticamente, sem dar o devido valor a ele. O Pai - cabeça - é aquele que ama; o Filho - coração - é aquele que é amado; e o Espírito Santo - abraço - é o próprio amor. Refletiu-se que a missão mais dificil é ver Deus nas pessoas. Vemos Deus no sacrário, mas Ele está também no irmão, na minha irmã. O outro é o verdadeiro sacrário de Deus.
      Refletindo Deus Pai, pensou-se sobre quais imagens se tem de Deus e viu-se algumas que a Bíblia nos apresenta, nos textos de Gn 1; Ex 3, 7-10; Os 11, 1-11 e Lc 15, 11-32. Pensando no Deus Filho - Jesus Cristo, viu-se que com Jesus vem junto a missão do Pai. Ele vem  realizar um Projeto. Os principais textos de orientação foram Mt 6, 7-15; Jo 15, 9-11 e Fl 3, 7-9. E vendo o Deus Espírito Santo refletiu-se sobre os dons e o sentido do fogo na simbologia do Espírito, pois o fogo é aquilo que purifica. Por onde passa não deixa nada. Só nasce das cinzas aquilo que realmente é forte. O texto foi At 2, 1-11.
      No momento de conclusão todas as catequistas afirmaram que o que mais marcou do dia foi a exigência da unidade. Em João, Jesus diz: "Que eles sejam um, assim como nós somos um" (Jo 17, 11) e fica esse compromisso de uma vivência pessoal da unidade. Todas agradeceram à disponibilidade da Ir. Meridiane e afirmaram que foi um dia para ser lembrado por muito tempo, pois o tema, o espaço, o ambiente e mesmo a chuva que caía, fez com que pudessem estar em contato profundo com este Deus Trino e Santo.
      O retiro acabou com uma bonita celebração presidida pelo Padre Junior.

Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora!

Com muita alegria nossa paróquia, no dia 29 de maio, realizou a celebração de Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora! A missa foi presidida pelo padre Dácio Bona, e preparada pela equipe de liturgia, sendo a coroação realizada pelos catequizandos da 2ª etapa. De forma simples e significativa Maria e o menino Jesus receberam as coroas. Não as coroas dos poderosos, que a usavam como símbolo de riqueza e poder, mas a coroa da justiça, da majestade, da humildade.



"Nossa Senhora, me dê a mão, cuida do meu coração, da minha vida ... do meu destino. Cuida de mim"

domingo, 23 de maio de 2010

Encontro de formação da Liturgia!


   
  Neste dia 23 de maio, festa de Pentecostes, aconteceu o segundo encontro de formação sobre liturgia. A assessora foi Maria Cristina Padilha - Tininha, que trabalhou dúvidas que surgem nas celebrações litúrgicas, mas mais específicamente o papel dos Proclamadores da Palavras - pessoas responsáveis por anunciar a Palavra do Senhor e levar a Assembléia a rezar aquilo que Deus nos fala.
      Em breve os materiais trabalhados no dia estarão disponíveis para download!

      O encontro encerrou com uma confraternização, comemorando o primeiro ano de sacerdócio do Padre Junior!

Festa de Pentecostes!

 

Evangelho (João 20,19-23)

 19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20
Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21
Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.
22
E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. 

         A Festa de Pentecostes foi celebrada com muita alegria. Há muitos anos esta comunidade não realizava o tríduo em honra ao Divino Espírito Santo, e este ano a Pastoral Litúrgica quis resgatar esta devoção, e o resultado foi muito positivo.  Além da alegria da festa do Espírito Santo, a comunidade se alegrou em celebrar o primeiro ano de sacerdócio do Padre Junior!


No ofertório foram levados ao altar a caixa de pedidos ao Espírito Santo e também a Estola usada pelo Padre Junior no dia de sua ordenação.



No momento de ação de graças a comunidade homenageou-o com uma singela lembrança e uma breve mensagem:

Hoje 23 de maio de 2010, temos algo de muito importante a ressaltar. Temos algo de Belo a Contemplar e mais ainda a festejar, pois em 23 de maio de 2009 nossa diocese ganhou um novo Pastor. Um Pastor que neste ano assumiu o rebanho da Paróquia de São Pedro. Ganhamos um líder, que com grande zelo vem nos conduzindo, fazendo-nos refletir a fé e o mistério divino, que nos faz agir em comunidade buscando promoção e transformação social, que busca a união e integração paroquial. Sim, temos muito a dizer e mais ainda a agradecer. Agradecer a Deus pela sua vida e pela oportunidade de partilhá-la conosco.
          Parabéns Padre Junior pelo seu primeiro ano de sacerdócio, pela convivência em nosso meio, pelo seu trabalho frente a esta paróquia. Viemos render graças por esse dom Divino e que sua missão seja abençoada, contínua e redentora. O Senhor te chamou, escolheu e ungiu sacerdote. Que ele abençoe seu ministério!

3º Dia de Tríduo


O terceiro dia do Tríduo foi marcado também com um momento muito importante na vida da catequese, pois os catequisandos receberam o terceiro rito: A Bíblia. No ano de 2009 eles receberam o crucifixo (1º rito), e o Pai-nosso (2º rito). Com uma entrega solene, os catequizandos foram abençoados e convidados pelo sacerdote a seguirem e viverem aquilo que a Palavra nos diz. E rezamos pedindo que o Espírito Santo os ilumine sempre em sua caminhada de fé.


2º dia de tríduo

No segundo dia do nosso tríduo refletimos sobre o dom da Ciência. Padre Junior ressaltou que a vida do cristão deve ser fundamentada na humildade e no amor. É preciso aprender a perdoar.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tríduo em honra ao Divino Espírito Santo

Iniciamos hoje o Tríduo em honra ao Divino Espírito Santo, preparando-nos para a festa de Pentecostes.

Participe conosco nesta sexta, dia 21, e sábado, dia 22, às 18h, e no domingo a solene festa às 9h.



Ó Jesus, que antes de subirdes aos céus, prometestes aos Vossos Apóstolos e discípulos enviar-lhes o Espírito Santo para os consolar e fortalecer, dignai-Vos fazer descer também sobre nós este Espírito consolador.

Vinde Espírito de sabedoria, e fazei-nos conhecer a verdadeira felicidade dando-nos os meios para consegui-la.

Vinde, Espírito de inteligência, que, por Vossa divina luz, nos fazeis penetrar as verdades e os mistérios de nossa santa Religião.

Vinde, Espírito de conselho, e ajudai-nos a discernir em todas as ocasiões o que devemos fazer para cumprir com a Vossa divina vontade.

Vinde, Espírito de fortaleza, e prendei-nos a Deus e aos nossos deveres de maneira que nada jamais nos possa abalar.

Vinde, Espírito de ciência que, único, nos podeis dar o perfeito conhecimento de Deus e de nós mesmos. Pedimo-Vos esta ciência divina e única necessária com todo o ardor de nossa alma.

Vinde, Espírito de piedade, para que saibamos executar com alegria e prontidão o que Deus nos manda e para que, pela unção de Vosso divino amor, achemos verdadeiramente leve e suave o jugo do Senhor.

Vinde, Espírito de temor de Deus, e fazei-nos evitar com o maior cuidado tudo o que possa desagradar ao nosso Pai celestial.

Glória a Vós, Pai Eterno, que com o Vosso Filho único e o Espírito consolador, viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.