No dia 30 de maio, seis catequistas de nossa paróquia reuniram-se na chácara dos salesianos para um dia de retiro, assessorado pela Ir. Meridiane. Em um dia de frio e chuva as catequistas foram convidadas a refletir sobre o tema da Santíssima Trindade. O retiro teve início com a Leitura Orante do texto de Jo 17, 6-26. As reflexões iniciais partiram do próprio sinal da cruz, gesto feito muitas vezes automaticamente, sem dar o devido valor a ele. O Pai - cabeça - é aquele que ama; o Filho - coração - é aquele que é amado; e o Espírito Santo - abraço - é o próprio amor. Refletiu-se que a missão mais dificil é ver Deus nas pessoas. Vemos Deus no sacrário, mas Ele está também no irmão, na minha irmã. O outro é o verdadeiro sacrário de Deus.
Refletindo Deus Pai, pensou-se sobre quais imagens se tem de Deus e viu-se algumas que a Bíblia nos apresenta, nos textos de Gn 1; Ex 3, 7-10; Os 11, 1-11 e Lc 15, 11-32. Pensando no Deus Filho - Jesus Cristo, viu-se que com Jesus vem junto a missão do Pai. Ele vem realizar um Projeto. Os principais textos de orientação foram Mt 6, 7-15; Jo 15, 9-11 e Fl 3, 7-9. E vendo o Deus Espírito Santo refletiu-se sobre os dons e o sentido do fogo na simbologia do Espírito, pois o fogo é aquilo que purifica. Por onde passa não deixa nada. Só nasce das cinzas aquilo que realmente é forte. O texto foi At 2, 1-11.
No momento de conclusão todas as catequistas afirmaram que o que mais marcou do dia foi a exigência da unidade. Em João, Jesus diz: "Que eles sejam um, assim como nós somos um" (Jo 17, 11) e fica esse compromisso de uma vivência pessoal da unidade. Todas agradeceram à disponibilidade da Ir. Meridiane e afirmaram que foi um dia para ser lembrado por muito tempo, pois o tema, o espaço, o ambiente e mesmo a chuva que caía, fez com que pudessem estar em contato profundo com este Deus Trino e Santo.
O retiro acabou com uma bonita celebração presidida pelo Padre Junior.