Quem sou eu

Bagé, RS
Av, Santa Tecla, 500 FONE: (53) 999971991

terça-feira, 27 de abril de 2010

Fazendo comunicação

O que diferencia “Comunicação na liturgia” de “Comunicação Litúrgica”? Pode parecer que é apenas um jogo de palavras, mas não é. A “Comunicação na liturgia” se preocupa com elementos técnicos: um microfone adequado, a altura do som sem microfonia (aquele barulho desagradável e estridente), iluminação certa e cores que dão conforto e serenidade. A “Comunicação Litúrgica” vai ao cerne da celebração porque se preocupa com a vida que perpassa cada um de seus momentos, com seu silêncio, entoação, respiração, concentração, intensidade e espiritualidade.


Não é admissível um padre que não prepare o seu espírito para a Celebração da Eucaristia. O mesmo acontece para todos os cristãos, que deveriam sentir o mesmo que sentem quando se preparam para uma festa (pense num batizado, aniversário de 15 anos ou casamento), quando usamos as melhores roupas, melhores perfumes e o melhor ânimo. Então para a maior de todas as festas – do encontro com o Senhor Ressuscitado – não merece um traquejo especial?

Mas o que o Senhor quer não é exatamente a nossa melhor roupa ou mesmo o melhor perfume, mas o abençoado aroma que brota da nossa disposição e espiritualidade para este encontro. A melhor receita é: respirar fundo, dar a mão à esposa ou ao esposo, ou mesmo ao filho, e dizer “Senhor, eis-me aqui, diante de ti, fazendo da minha celebração um momento especial de comunicação contigo”.

Manoel Jesus
manoeljss@hotmail.com

Nenhum comentário: