Quem sou eu

Bagé, RS
Av, Santa Tecla, 500 FONE: (53) 999971991

sexta-feira, 15 de abril de 2011


Dia 08 de março de 2011, Dia Internacional da Mulher, Deus derramou muitas graças e bênçãos na Diocese de Bagé, pois, neste dia, aconteceu em Candiota no assentamento Roça Nova, a 34ª Romaria da Terra com o Tema "Do clamor da terra a esperança da Vida"

Delegações de várias partes do Estado e da Diocese de Tacuarembó no Uruguai se fizeram presentes com um numero expressivos de romeiros, calcula-se que oito mil pessoas estiveram aqui.



Na acolhida foi feita a memória das romarias anteriores. Durante a caminhada, com o andar dos romeiros, o levantar do pó da estrada, lembrei-me imediatamente do canto o povo de Deus. Este canto expressou realmente o que estava acontecendo: a nossa região vive uma das piores secas dos ultimos anos... e o povo romeiro, o povo de Deus, andava pela estrada seca; "o povo de Deus no deserto andava".



No caminhar os romeiros e romeiras puderam ir percebendo as causas da agressão humana a vida no planeta. Os jovens assentados foram responsáveis por mostrar alguns destes males, queimadas, agrotóxicos, desmatamento, poluição entre outros... 





A BIONATUR, que produz sementes ecológicas, revelou a beleza da vida a partir das sementes e seus frutos... As mulheres assentadas embuidas da leitura de são Paulo aos Coríntios 8,22, mostraram o quanto ainda precisamos crescer e nos conscientizar para que haja a igualdade na criação, principalmente, na relação de gêneros.


Ao chegarmos ao palco central da romaria foi proclamado o Evangelho de Mateus 13,1-9, o Semeador... dom Roque Paloschi, bispo de Roraima, fez sua homilia contextualizando os motivos que nos levaram até o assentamento: o cuidado com a vida, pediu perdão pela desumanidade da humanidade, mas apontou caminhos para superarmos o individualismo, o egoísmo: voltarmo-nos para o Pai.





Na parte da tarde dezenas de apresentações e falas aconteceram: Edegar Preto pela Assembleia Legislativa; Olívio Dutra; Marcon Deputado Federal; Albertina pelos povos indígenas; Frei Sérgio; Projeto Catando Cidadania do Projeto esperança; apresentações musicais regionais e locais, entre elas: Antônio e Paulo Gringo; Miltnho, Irmãs Camargo.





Ainda na parte da tarde, as Pastorais da Juventude do Rio Grande do sul, fizeram o envio das tendas, as quais passaram em todas as Dioceses na celebração dos 30 anos de pastorais da juventude no Rio Grande do Sul.
Marcia Santana, da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para a Mulher, saudou a todas as mulheres pelo seu ida e, em especial, as mulheres negras e indigenas.





O Governador Tarso Genro foi ovacionado pelos presentes. Falou que seu governo é um governo para todos olhando principalmente para os pequenos.




A Romaria da Terra de 2011, caracterizou-se pelo clamor no cuidado da vida do planeta; o apelo para que haja a Reforma Agrária e melhores condições de vida ao pequeno agricultor/a.

Pe. Elautério Conrado Junior


Nenhum comentário: