Dia 08 de março de 2011, Dia Internacional da Mulher, Deus derramou muitas graças e bênçãos na Diocese de Bagé, pois, neste dia, aconteceu em Candiota no assentamento Roça Nova, a 34ª Romaria da Terra com o Tema "Do clamor da terra a esperança da Vida"
Delegações de várias partes do Estado e da Diocese de Tacuarembó no Uruguai se fizeram presentes com um numero expressivos de romeiros, calcula-se que oito mil pessoas estiveram aqui.
Na acolhida foi feita a memória das romarias anteriores. Durante a caminhada, com o andar dos romeiros, o levantar do pó da estrada, lembrei-me imediatamente do canto o povo de Deus. Este canto expressou realmente o que estava acontecendo: a nossa região vive uma das piores secas dos ultimos anos... e o povo romeiro, o povo de Deus, andava pela estrada seca; "o povo de Deus no deserto andava".
No caminhar os romeiros e romeiras puderam ir percebendo as causas da agressão humana a vida no planeta. Os jovens assentados foram responsáveis por mostrar alguns destes males, queimadas, agrotóxicos, desmatamento, poluição entre outros...
A BIONATUR, que produz sementes ecológicas, revelou a beleza da vida a partir das sementes e seus frutos... As mulheres assentadas embuidas da leitura de são Paulo aos Coríntios 8,22, mostraram o quanto ainda precisamos crescer e nos conscientizar para que haja a igualdade na criação, principalmente, na relação de gêneros.
Ao chegarmos ao palco central da romaria foi proclamado o Evangelho de Mateus 13,1-9, o Semeador... dom Roque Paloschi, bispo de Roraima, fez sua homilia contextualizando os motivos que nos levaram até o assentamento: o cuidado com a vida, pediu perdão pela desumanidade da humanidade, mas apontou caminhos para superarmos o individualismo, o egoísmo: voltarmo-nos para o Pai.
Na parte da tarde dezenas de apresentações e falas aconteceram: Edegar Preto pela Assembleia Legislativa; Olívio Dutra; Marcon Deputado Federal; Albertina pelos povos indígenas; Frei Sérgio; Projeto Catando Cidadania do Projeto esperança; apresentações musicais regionais e locais, entre elas: Antônio e Paulo Gringo; Miltnho, Irmãs Camargo.
Marcia Santana, da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para a Mulher, saudou a todas as mulheres pelo seu ida e, em especial, as mulheres negras e indigenas.
O Governador Tarso Genro foi ovacionado pelos presentes. Falou que seu governo é um governo para todos olhando principalmente para os pequenos.
A Romaria da Terra de 2011, caracterizou-se pelo clamor no cuidado da vida do planeta; o apelo para que haja a Reforma Agrária e melhores condições de vida ao pequeno agricultor/a.
Pe. Elautério Conrado Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário