Quem sou eu

Bagé, RS
Av, Santa Tecla, 500 FONE: (53) 999971991

sábado, 27 de março de 2010

PROJETO MULHER ESPERANÇA


No ano de 2003 a igreja católica, através da CNBB, conclamou os cristãos e pessoas de boa vontade para o Mutirão de Superação da Miséria e da Fome. A partir daí começamos a refletir sobre as dificuldades e falta de trabalho das mães da Pastoral da Criança e mulheres de nossa comunidade. Pensamos em um jeito das mulheres exercerem sua cidadania, partilhar conhecimentos, elevar sua auto-estima fortalecer laços de amizade e aumentar sua renda familiar.Assim no dia 23 de maio de 2003 nasceu o Projeto Mulher Esperança.

Até 2008 o projeto funcionou na Comunidade São Francisco de Sales, onde foram feitos trabalhos artesanais de pintura, crochê, tricô, acolchoados, meia de seda, decoupáge em vidros, trabalhos com garrafas pet, entre outros.

No ano de 2005 com alguns grupos se organizando em nossa diocese começou a acontecer encontros de formação sobre Economia Popular Solidária que é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar os produtos sem explorar ninguém, sem levar vantagens, sem destruir o meio ambiente. Esses grupos foram se fortalecendo apoiados pela Cáritas Diocesana de Bagé. Com o objetivo de celebrar o Jubileu de Ouro da Cáritas Brasileira na Diocese aconteceu a 1ª Feira Diocesana de Projetos Alternativos Comunitários. Para dar maior visibilidade aos grupos, buscar novos espaços de comercialização e incentivar a participação de novas pessoas foram realizadas feiras nas paróquias.Também participamos das Feiras de Natal que se realiza na Praça Silveira Martins, onde além de expor e comercializar os produtos feitos nos projetos acontecem troca de experiências, fortalecendo a rede de economia popular solidária, e a comunidade bageense fica sabendo que nossa diocese tem esse tipo de trabalho com uma nova visão de economia. Além das feiras locais participamos da Feira do Cooperativismo em Santa Maria, Feira Binacional em Livramento e Feira da Agrobiodiversidade em Candiota.

Desde 2009 nosso grupo de reúne na Matriz da Paróquia São Pedro toda 5ª feira, das 14hs às 17hs. Nosso grupo está retornando às atividades, atualmente trabalhando com artesanato em jornal e reciclagem. Convidamos todos que tem vontade de aprender e partilhar seus conhecimentos para que façam parte deste grupo. Serão muito bem-vindos!
Mara Elaine Martins

“MUITA GENTE PEQUENA, EM MUITOS LUGARES PEQUENOS,FAZENDO COISAS PEQUENAS, MUDARÃO A FACE DA TERRA.”

Nenhum comentário: